Catatrofismo, Uniformatismo, Neocatratofismo e o Atualismo
- juninhomanuel
- Dec 9, 2014
- 2 min read
CATASTROFISMO
Foi o princípio mais aceite até meados do século XVIII e o seu principal defensor foi George
Cuvier, considerado o pai da Paleontologia .Segundo a teoria do catastrofismo, as grandes alterações ocorridas à superfície da Terra foram provocadas por grandes catástrofes.

Para explicar essa passagem dos seres vivos de uns locais para outros, hoje separados
por mares mais ou menos extensos, Cuvier admitiu a existência de extensões
continentais (pontes) que posteriormente se teriam afundado nos oceanos.
Até 1960, muitos paleontólogos admitiram a existência dessas “pontes” ligando os
diferentes continentes.
UNIFORMITARISMO
No século XVIII, James Hutton, um escocês que hoje é considerado o pai da geologia moderna, afirma que os aspectos geológicos podem ser explicados pelos processos ocorrentes na actualidade. Ele reconheceu que as montanhas foram esculpidas e desgastadas pela lenta acção dos agentes erosivos que actuam ainda na actualidade.
Notou ainda que a grande espessura das rochas sedimentares que podem ser encontradas nos continentes resulta de materiais removidos de outras rochas. O tempo requerido para que este processo tenha ocorrido teria de ser incrivelmente longo.

O uniformitarismo pressupõe três princípios orientadores:
• As leis naturais são constantes no tempo e no espaço.
• Deve explicar-se o passado a partir do que se observa hoje, isto é, as causas que provocaram determinados fenómenos no passado são idênticas às que provocam o mesmo tipo de fenómenos no presente – princípio do actualismo ou princípio das causas actuais, que pode resumir-se à frase: “o presente é a chave do passado”.
• As mudanças geológicas são lentas e graduas
Neocatastrofismo
defende que o planeta Terra se vai alterando à custa de processos naturais lentos, mas que ocasionalmente, sofre alterações profundas (sismos, erupções vulcânicas…).
Atualismo
“O presente é a chave do passado”

defende que as causas que, no passado, provocaram as alterações na Terra são as mesmas que se verificam e observam atualmente.
Komentarze